Francisco Alison A. Camargo Sobre o estúdio 1991

Adriaen van Ostade. Auto-retrato, 1663. Gemäldegalerie.

Estúdio ao invés de ateliê. Porquê?
Um estúdio ou ateliê é o lugar de trabalho de pessoas com vontade de criar e onde podemos experimentar, manipular e produzir um ou mais tipos de arte. Incluem-se nesta definição qualquer pequena sala ou prédio onde indivíduos trabalham ou estudam o desenho, a fotografia, a escultura, a animação, a música, etc.

Uma das origens da palavra "estúdio" deriva do latim "studere" que pode ser traduzido como a "ânsia de conseguir algo" ou simplesmente estudar ("studeo" aprender, dedicar, estudar). 

O termo em francês para estúdio é atelier!
 
Além da imagem!
Quando iniciamos esta jornada, escolher o nome deste estúdio não foi uma grande preocupação. Mas... Quem estuda a "imagem" como o desenhista o faz, sabe que o fazemos sobre a estrutura (ou a ilusão) da imagem. É complexo e simples ao mesmo tempo, afinal de contas todos desenhamos desde pequenos, sem instrução especializada, apenas motivados em repetir traços e manchas a fim de alcançar "nossa" representação. Conforme vamos crescendo, percebemos que o desenho pelo desenho não é capaz de resolver as questões que começam a surgir, gerando conflitos. O desenho nesse momento ainda não é uma disciplina, é apenas uma atividade.
 
Inevitavelmente percebemos que desenhar pode envolver incontáveis questões, como o acesso a técnicas, conceitos e materiais diversos, etc. Encontrar um ambiente qualificado pode ser muito difícil pois não basta "parecer" é necessário "preencher". Arte é algo puro, como linguagem de uma cultura. Portanto, além da imagem, muito além!
 
O estúdio Além da Imagem foi "registrado" em 2002, mas surgiu em 1998. Por aceitarmos o compromisso de estudar tanto quanto possível o universo do desenho artístico, compartilhar isso passou a ser uma missão, um compromisso ético e social. Parecia um sonho impossível, mas com persistência, trabalho e o amor de todos os alunos, amigos e colegas envolvidos inevitavelmente se realizou. Mudamos de endereço algumas vezes, mas já estamos há 16 anos situados na rua Padre Bento Pacheco, número 676, no centro da cidade. Imagine a aparente contradição em abrir um estúdio (e não um ateliê) de desenho, chamado "além da imagem" em uma cidade pequena... Foi muitíssimo difícil explicar, mas nosso compromisso é fazê-lo, não é mesmo?

Em nosso ambiente possuímos instalações específicas para o estudo do desenho e todas as aulas são semi-individualizadas, dessa forma buscando respeitar e valorizar as características pessoais de cada aluno. Estamos sempre buscando aprimoramento, seja na evolução de nossas instalações, seja na abordagem dos métodos que são revisados com maturidade e responsabilidade. A satisfação de todos os nossos alunos e clientes justificam todos esses anos de estrada.
 
Sobre o professor
O professor Francisco Alison A. Camargo é responsável há mais de 20 anos pela administração e professor do curso de desenho do Estúdio Além da Imagem.
Trabalhou como desenhista e ilustrador para algumas empresas, jornais importantes e outros nem tanto assim na região metropolitana de Campinas. Também trabalhou na produção de capas de livros, revistas e ilustrações para agências de publicidade.

Organizou e ministrou palestras sobre desenho e arte-sequencial em Indaiatuba, Campinas e São Paulo. Também atuou como consultor artístico para empresas e professor voluntário em escolas na região.
Iniciou suas atividades como estudante de desenho fazendo vários cursos ligados a artes visuais, em escolas como o Centro Latino Americano de Arte e a Escola Panamericana de Artes.

Organização traduz evolução. Para nós, imaginação cria atividade!
 
Francisco Alison A. Camargo Curso de desenho 837

Nosso objetivo é desenvolver os principais fundamentos do desenho, mesclando o desenho intuitivo/emocional com o desenho racional, memória visual e criatividade.
•Para ser aluno:
Sem exigir qualquer pré-requisito, este curso é indicado a qualquer pessoa que queira desenvolver a percepção intelectual e as habilidades manuais para o desenho, mesmo aqueles que nunca tiveram experiência anterior. A finalidade deste curso é proporcionar ao aluno conceitos e técnicas de desenho visando desenvolver a capacidade criativa nos mais diversos temas relacionados com a figura humana e a natureza ao seu redor.

•Idade Mínima para ser aluno:
A Idade mínima para ingresso em nosso curso de desenho é de 10 anos.
O curso é também voltado para estudantes de comunicação, profissionais de publicidade e propaganda, aspirantes a ilustrador, desenhista de hq, artistas gráficos, professores de educação artística, pintores, artistas plásticos e amantes de artes em geral.

•Alunos por Turma:
06 + prancheta especial para reposição e aula demonstrativa.
•Aula Semi-individualizada:
- O aluno pode ingressar em qualquer período do ano.

•Pré-requisitos:
Gostar de artes e saber ler e escrever.

•Programa em síntese:
- Fundamentos do Desenho: Linha, Ponto, Traço, Forma e Volume;
- Observação analítica: Esboço, pré-valorização e arte-final;
- Formas Geométricas, estruturação do objeto;
- O estudo da cabeça humana através de métodos consagrados;
- Composição: Proporção e Equilíbrio;
- Estudos de Luz e Sombra;
- Anatomia simplificada, Miologia e Osteologia (pretenções artísticas);
- Teoria e harmonia das cores;
- Interpretação fotográfica;
- Desenho de Memória: Criação e desenvolvimento;
- Perspectiva simplificada;
- Humanização dos objetos;
- A natureza;

•Carga horária Semanal:
Plano A) 6 horas semanais, 3 aulas semanais com duração de 2 horas por aula;
Plano B) 4 horas semanais, 2 aulas por semana com duração de 2 horas por aula;
Plano C) 3 horas semanais, 1 aula por semana com duração de 2 horas por aula;

•Períodos:
Manhã: 9:00 às 12:00 
Tarde: 13:00 às 18:00
Noite: 18:00 às 21:00

•Carga Horária:
2 a 6 horas semanais;

•Técnicas praticadas no curso:
Lápis (diversos tipos de mina)
Carvão
Giz pastel (seco e oleoso)
Nanquim (caneta, pena e pincel)
Aguada (aquarela, guache, etc.)

•Destaques:
Instalações preparadas e organizadas para oferecer o melhor aos alunos;
Horários flexíveis;
Planos de mensalidades programados com mensalidade acessível;
Várias atividades, dentre as quais os jogos de R.P.G. Xadrez e a biblioteca a disposição dos alunos são destaques;

•Início:
Qualquer época do ano;

•Material Básico para ingressar em nosso curso:
Papel Layout A3, gramatura 75gr ou 90gr, liso e sem margem, 50 folhas soltas, não em bloco;
lápis 2B e 6B;
limpa-tipos;
estilete;
estojo;
pasta "tipo" polionda formato A3;

•Observação:
Conforme avançar nos estudos, outros materiais serão solicitados.