Temos 208 visitantes e Nenhum membro online

A nossa percepção de cor é totalmente determinada pela ação da luz sobre os objetos que vemos. Na última parte do século XVII, Isaac Newton demonstrou que as cores eram componentes integrais da luz branca (experimento onde, deixando que um raio de luz branca incidisse sobre um prisma de vidro. A luz dispersou-se em feixes de cores separadas, desde o vermelho, passando pelo laranja, amarelo, verde, azul e indigo, até violeta). Depois, quando permitiu que os raios coloridos atravessassem lentes convergentes até um segundo prisma, onde foi reconstruida a luz branca.

Assim se demonstrou que as cores eram componentes da própria luz.

Introdução

A quarentena pela qual estamos passando me obrigou a promover algumas revisões sobre processos e procedimentos no ensino do desenho. Muito tempo se passou desde a primeira explicação que ofereci ao meu primeiro aluno e meu grande desafio agora é colocar aqui em palavras o pouco que sei.

Depois de tantos anos de trabalho e de constante debate com todos vocês, desenvolvi muitos exercícios, boa parte deles aborda os chamados "cânones" do universo artístico e objetiva o acesso franco a conceitos elaborados. A relação entre os conceitos e as metodologias tende a estreitar laços na sala de aula e a facilitar o trabalho, promovendo uma educação e um aprendizado de qualidade.